top of page
  • Foto do escritorRosaine Rocha

Educação Socioemocional e o controle do 'Eu'

Atualizado: 14 de abr. de 2023

A Educação Socioemocional é de extrema importância na sociedade em que vivemos.

Atualmente, os jovens ficam muito tempo sozinhos com seus aparelhos tecnológicos e suas mentes ficam presas a um turbilhão de sentimentos, que outrora seriam supridos pela presença de amigos reais, físicos, e não virtuais.


Com a Educação Socioemocional, aprendemos a fazer uma limpeza desses pensamentos que surgem e que acabam por atrapalhar nossas vidas, com isso, acalmar o eu/alma e ver o mundo como um todo.


Aprendemos a ser jovens fortes, resilientes, entendendo que se ocorrer algo que consideramos ruim, podemos usar isto para nosso crescimento e não para nos aprisionar.

Nossos pensamentos são divididos em Light e Killer, sendo o primeiro as coisas boas que ocorrem conosco, e o segundo, aquilo que não é saudável, que prejudica nosso desenvolvimento. Através das aulas aprendemos a fechar as janelas killer e utilizar as light.

Além desta ‘cura’ do Eu, aprendemos a viver em sociedade, a praticar os princípios, a superar os medos, viver com um propósito.


Os alunos passam a gerenciar as emoções e desenvolver a inteligência, melhoram o rendimento escolar com suas emoções ‘resolvidas’, aprendem a construir relações saudáveis e administrar conflitos. Passam a ter uma postura criativa e empreendedora, aumentam a qualidade de vida da comunidade escolar e combatem e previnem o bullying e as drogas.


Não poderia concluir sem relacionar com nosso principal propósito aqui na Terra e levar todo esse conhecimento aos alunos sem base bíblica. Todo o conteúdo passado através das aulas de socioemocional tem uma base bíblica, em Salmos 131:2 fala sobre acalmar a alma/Eu para então nosso relacionamento com Deus ser perfeito e agradável; em Tito 1:21 fala sobre escolhas, escolhas que através deste projeto os alunos aprendem a fazer; em Efésios 2:3 deixam de ser filhos da “ira”, pavio curto, aprendem a gerenciar suas emoções e pensamentos; Salmos 19:7 diz que se tratar a alma/Eu, dificilmente serão confundidos com o mundo. E então, com todo esse conhecimento adquirido e com suas emoções saudáveis ”Deus mantém em paz aquele cuja mente é firme”. - Isaías 26:3.




Professora Rosaine Rocha

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page