top of page
  • Foto do escritorAna Carolina da Silva

Formação continuada: por que é importante o professor se manter atualizado?

Atualizado: 14 de abr. de 2023

Quando paramos para pensar sobre o perfil da escola no tempo de nossos pais e avós, certamente percebemos que houve grandes mudanças com relação a escola dos dias atuais. E isso não para, as atualizações acontecem de maneira rápida e intensa.


É evidente que a tecnologia está presente no dia a dia das nossas crianças e adolescentes, tanto em casa como na sala de aula. Nossas crianças recebem desde muito cedo uma quantidade excessiva de informações e cabe a nós, educadores, potencializar esse conhecimento prévio em aprendizado significativo.


E para que isso ocorra é necessário que o professor se atualize, se recrie e se transforme a cada aula. Se formos fazer como no tempo de nossos pais, deixando a tecnologia e o material visual de lado, certamente não conseguiremos atingir nosso aluno de forma a transformá-lo, permitindo que seu aprendizado seja raso.


Aprendemos com facilidade quando somos atraídos pelo assunto, e está aí a importância do professor manter-se em constante formação, estar atualizado com as novidades e do mundo que rodeia o seu aluno, isso te transformará em um educador que se aproxima da realidade do estudante, conquistando-o para o aprendizado significativo.


Tenha em mente que a formação acadêmica deve servir de base, mas que a partir disso precisamos evoluir em conhecimentos e métodos pois cada turma e cada aluno tem a sua individualidade, raramente tudo funcionará da mesma forma para todos. Sabemos que sair da zona de conforto é conflitante, mas muito necessário se quisermos ser professores que marcam a caminhada dos nossos alunos.


Fazendo uma reflexão sobre o princípio de semear e colher, quando nos atualizamos e buscamos novas aprendizagens não melhoramos só a nossa sala de aula, ou só o processo de aprendizagem do nosso estudante, melhoramos também o ambiente, a instituição onde exercemos nossa profissão, quando investimos em conhecimento, ganhamos em qualidade.


Um ensino de qualidade, transforma o sujeito em uma pessoa melhor e consequentemente esse sujeito transforma o meio em que habita em um ambiente melhor, assim, colheremos um ciclo de transformações positivas tanto pessoais quanto sociais.


Na Palavra de Deus, em Provérbios 4:7 está escrito: “O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento.” O tempo de ser um profissional mediano já deixou de existir, é preciso se atualizar, se reinventar e se recriar a cada novo desafio. Podemos pedir sabedoria a Deus, mas precisamos fazer a nossa parte!


Deus nos dá oportunidades de crescimento, de adquirir conhecimento e não podemos deixar essas oportunidades passarem.


Cresça, evolua, se desafie e se permita melhorar a cada nova oportunidade.


Professora Ana Carolina da Silva

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page