A palavra princípio semanticamente é definida como "origem", causa primeira, aquilo que algo procede.
Além de se ter uma definição de princípio, é muito importante ter uma compreensão de princípios bíblicos, pois estes direcionam a educação cristã em diversas áreas, mostrando como outras pessoas relatadas na Palavra de Deus agiram no âmbito educacional.
A Bíblia é um livro que possui esses inúmeros princípios, que são verdades absolutas que não se prendem ao contexto histórico ou à época em que foram escritas: são verdades eternas.
Em toda a Palavra de Deus, pode-se ver Jesus trabalhando de maneiras diferentes com pessoas, cidades, nações, sempre considerando a individualidade de cada pessoa e de cada situação.
Os princípios são importantíssimos para a educação, pois eles possuem uma profunda fonte de verdade.
A educação por princípios não promove simplesmente o crescimento pessoal. Prepara os jovens para transmitir, através do seu viver, a mensagem de esperança e paz em Cristo Jesus.
O princípio de Individualidade é a identidade de cada um. Deus criou todas as coisas com identidades distintas. Apesar de sermos todos criados por Deus, somos diferentes e únicos por Ele.
Este princípio visa salientar que cada indivíduo e cada criação é singular, possui características, histórias e vidas diferentes.
Possuímos personalidades diferentes, pensamos, reagimos de modo diferente uns dos outros, isso é Individualidade, embora parecidos, somos únicos nesta Terra. Deus fez de cada homem um universo único. Não existe ninguém igual a você.
No meio de uma grande multidão, Deus conhece a cada um de nós, conhece o nosso coração e sabe cada um dos nossos pensamentos.
O texto de Romanos 12:4-8 diz que em um corpo existem vários membros e cada um deles tem uma função específica. Assim somos nós como corpo de Cristo. Cada um tem o seu lugar, a sua função e o seu valor, seu jeito, seu modo de pensar e agir e por isso se deve respeitar a individualidade de cada um.
Deus trata cada um individualmente e sabe exatamente em quais áreas deve trabalhar. Quando o princípio da individualidade é compreendido, muda-se a maneira de se relacionar com as pessoas.
Não esqueça que, como pessoas únicas, somos responsáveis, diante de Deus, por todos os nossos atos e palavras.
Individualmente, iremos nos apresentar diante do Pai.
Apresente a Ele uma vida de amor, respeito, carinho, serviço, alegria, paz e um coração puro e santo.
Professora Viviane Flôres
Comments