top of page
EBCV-Fundamental-2-07.jpg

Ensino Fundamental

Dos 6 aos 10 anos de idade.

O Ensino Fundamental é o segmento mais longo da Educação Básica. É composto por 9 anos de estudos, e subdividido em Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano e contempla a faixa etária dos 6 aos 10 anos;  Ensino Fundamental II que vai do 6º ao 9º ano e acolhe estudantes dos 11 aos 14 anos.

 

 

Proposta Pedagógica

No período em que a criança está no Ensino Fundamental, nossa Escola trabalha de forma a potencializar o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade.

Acompanhamos o estudante na individualidade, tendo um olhar analítico voltado para a área emocional, pois assim entendemos que o aprendizado científico, social e espiritual caminham paralelamente.

 

As aulas são elaboradas através de livros didáticos, onde as crianças se identificam com os personagens, músicas, histórias e atividades lúdicas sugeridas pelo livro.

Formação Cristã

O desenvolvimento das aulas se dá através das histórias e passagens bíblicas que são contextualizadas às experiências vivenciadas pelo aluno no seu dia a dia. Assim, a escola ensina o aluno a conquistar autonomia para desenvolver as tarefas do cotidiano. Nossa área de Formação Cristã aborda temas do dia a dia do aluno, que estão diretamente ligados aos Princípios Bíblicos (autogoverno,  individualidade, mordomia, união, soberania, caráter, semear e colher). 

Ela ocorre uma vez por semana com um profissional especializado e consta na grade curricular dos alunos. A escola se preocupa em prepará-los para o futuro, lapidando o caráter e incentivando a socialização para que conquistem autonomia e empatia com o trabalho em grupo, isso facilita no processo de análise pessoal  e a identificar o que realmente querem ser no futuro.

EBCV-Ensino-Fundamental-1-47.jpg

Atendimento Psicopedagógico e Educacional Especializado

Contamos com atendimento psicopedagógico semanal e atendimentos AEE (Atendimento Educacional Especializado). Em sala de aula, o aluno pode ter o acompanhamento de um auxiliar e seu currículo é adaptado de acordo com as avaliações feitas pelo olhar de professores e especialistas.


No decorrer do ano o professor tem a sensibilidade de notar o aluno como um ser único e especial, e através dessa análise juntamente com a família, é elaborado um plano de ação específico para esta criança que pode ser voltado para a parte emocional ou cognitiva.

Escola da Inteligência

Além do conteúdo curricular estipulado na legislação, trabalhamos em parceria com a Escola da Inteligência, do Dr. Augusto Cury que auxilia no entendimento do indivíduo, pois é a fase de transição da infância para a adolescência, um momento ideal para expor opiniões, ser crítico, estabelecer vínculos de amizade e desenvolver a independência e responsabilidade.

Assim, temos aula de Educação Socioemocional, onde, de acordo com a faixa etária, são elaboradas atividades direcionadas, dando ênfase ao desenvolvimento da inteligência emocional de cada aluno. Pensando na individualidade de cada criança, possuímos uma estrutura pedagógica totalmente voltada para a inclusão.
 

EBCV-Ensino-Fundamental-1-27.jpg
Propota Pedagógica
Escola da Inteligência
Formação Cristã
Atendimeno Psicopedagógico
Estrutura

Conheça um pouco dos nossos espaços

Proposta Educacional por Princípios Bíblicos

A Escola Batista Cristo é a Vida tem seu ensino firmado em 7 princípios:

01

Caráter

O caráter é uma marca. A criança é ensinada a expressar o que realmente é. O caráter pode ser bom ou mau. Este princípio visa desenvolver no aluno o caráter de Jesus e a seu tempo manifestará os frutos do espírito.

 

Tito 2:7-8: “Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a vosso respeito.”

02

Mordomia

É o ato de cuidar, administrar e zelar pelos bens. Deus criou o mundo e tudo o que nele há e deu ao homem a função de mordomo. A mordomia ensina o aluno a cuidar do que é seu e também daquilo que não é.

 

Gênesis 2:15: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.”

03

Autogoverno

É a capacidade de ter domínio próprio em situações de conflito. O plano de Deus é que todas as coisas sejam governadas de dentro para fora. O princípio de autogoverno desenvolve no aluno o controle sobre suas próprias atitudes.

 

1º Timóteo 4:16: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque; fazendo isto, te salvarás tanto a ti como aos que te ouvem.”

04

Soberania

Deus é soberano e nada acontece sem a Sua permissão. Soberano é aquele que detém o poder e a autoridade acima de tudo. Saber disso desde a infância pode ajudar a superar as dificuldades da vida.

 

Colossenses 1:16 e 17: “Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.”

05

Individualidade

Deus nos criou com uma identidade única, distinta e cada um com características próprias e peculiares que devem ser respeitadas. A individualidade desenvolve no aluno a autoestima, a autonomia e a formação da identidade pessoal.

 

Romanos 14:12: “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”

06

União

É o ato de aliar, reunir, agrupar, de forma que se crie uma aliança. É desejo de Deus que as pessoas vivam em união. Através deste princípio os alunos conhecerão a força multiplicadora do trabalho em equipe.

 

Filipenses 1:27: “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.”

07

Semear e Colher

Deus permite ao homem escolher a bênção ou a maldição em tudo a que fizer. As atitudes são comparadas a sementes que plantamos hoje e colheremos amanhã, tanto no sentido positivo, quanto no negativo. Este princípio tem como objetivo conscientizar o aluno das consequências de cada uma das suas escolhas.

 

Gálatas 6:7-8: “Não se deixem enganar, de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.”

Princípios Bíblicos
Depoimentos
bottom of page