top of page
  • Foto do escritorCamila Lima

Na direção certa, ou qualquer rota serve? A importância da educação cristã para o futuro do sujeito.

Atualizado: 14 de abr. de 2023

Quando estamos numa viagem e temos um destino específico, muitas vezes utilizamos o GPS, pois sabemos que qualquer rota não servirá para chegarmos ao nosso destino final. Em analogia são os caminhos que percorremos na vida, nossas escolhas nos levam a uma direção, será que qualquer rota serve para alcançarmos a nossa missão de vida?


Os valores cristãos são como uma bússola, que nos direcionam ao destino que Deus traçou para nós, o destino correto. Independente da sua crença, há de concordar que o cristianismo está fundamentado em duas bases: amor e respeito ao próximo, fatores fundamentais para uma sociedade justa que corrobora com um mundo melhor. “A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas.” - Deuteronômio 16.20, “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” - João 8.32. Seguindo esse raciocínio, os indivíduos que seguem essa “bússola” terão atitudes menos egocêntricas e atentas ao bem-estar do próximo.


Atualmente vivemos numa época de diversidade de conceitos, ideologias e paradigmas, fazendo necessário uma metodologia de ensino que aja de maneira preventiva, uma educação de valores éticos e morais, para que diante de situações conflitantes o indivíduo utilize uma gama de princípios e valores que o direcionam para as melhores decisões.


Desta forma, é de suma importância transmitir esses valores às crianças e aos adolescentes, para que eles cresçam e se desenvolvam seguros tanto emocionalmente, quanto socialmente. Tomando decisões, buscando não apenas a sua felicidade, mas a felicidade coletiva, possuindo saúde mental e exercendo, posteriormente, o papel de educadores das futuras gerações, transmitindo os mesmos valores ensinados de maneira que respeitem a individualidade, e mantenham o ritmo de crescimento saudável à sociedade, sendo assim pessoas livres e felizes.


Augusto Cury acredita que a escola deve educar seus filhos para a vida, extraindo da fraqueza a força, do desespero a esperança, das lágrimas o sorriso e dos fracassos a sabedoria.


É aqui que entra o papel da educação cristã. Temos como um belo exemplo a educação cristã Harvard, considerada a melhor universidade pela Times Higher Education (THE), fundada pelo pastor John Harvard.


A educação cristã não é apenas uma transmissão de teorias, ela tem por objetivo a formação de uma consciência que oriente a conduta do cristão à luz da Bíblia, para que cada um desenvolva o seu caráter de modo a reproduzir nele o caráter de Jesus Cristo, seja na adoração, no comportamento ético e em todos os aspectos do seu viver. Visando, sobretudo, o aperfeiçoamento espiritual, moral e cultural do homem. Ou seja, a educação cristã possibilita que a nossa vida seja guiada por conceitos e valores que condizem com a palavra da Bíblia Sagrada – obtendo, através desses ensinamentos, todas as bases que precisamos para o futuro. Consequentemente, a educação cristã serve não apenas como ferramenta, mas também como alicerce para que se possa construir o Reino de Deus na face da Terra.


A educação cristã é o estudo da Palavra de Deus de tal maneira que produzirá uma transformação de vida. Ela é indispensável para a formação do caráter cristão, promovendo o conhecimento de Deus e Seu amor presente em Cristo. O seu principal objetivo é que a pessoa tenha tal conhecimento de Deus e de sua Palavra transformando-se num autêntico seguidor e discípulo de Cristo. A educação cristã é mais do que um modelo de educação, é um estilo de vida!


Fique atento! Você está sendo guiado por quem? Quais são os princípios e valores que o motivam a fazer as suas escolhas? Quem influencia você? O que você assiste na TV? Quem você encontra e convive na internet? Por quais sites você anda navegando? A interatividade promovida por estes meios levam você a agir, proagir ou a reagir? Saiba que não tem como você ficar neutro ou indiferente: ou você segue a cultura transmitida pelo mundo, ou você adota as palavras de Paulo: "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele." - Romanos 12:2. Hoje Deus conta com você! Ele conta com todos aqueles que estão disponíveis e desejam ser capacitados.


Não se contente em seguir qualquer rota, VOCÊ é um filho amado de Deus. A Bíblia diz que há caminhos que, a nossos olhos, parecem direitos, mas que, no fim, são caminhos de morte. Jesus Cristo nasceu para ser o caminho. Em João 14:6, Ele diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”.


Professora Camila Lima


117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page