top of page
  • Foto do escritorRosaine Rocha

O Princípio de AUTOGOVERNO

Desde pequenos, devemos ter controle sobre nossas atitudes.

Deus nos deu capacidades que só o ser humano tem: de raciocinar, pensar e decidir.


Salomão foi um homem muito sábio, deixou uma mensagem muito interessante sobre o homem sem autogoverno em Provérbios 25:28 “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio”, sem autogoverno e domínio próprio a pessoa não tem estrutura e não saberá se proteger do que vier.


Este princípio aplicado na vida do aluno leva a controlar suas atitudes, suas palavras, livrando muitas vezes de retornos ruins, afinal quem planta, colhe.


O Autogoverno é obra do espírito em nossa vida: Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas que não há lei.”


Ao aplicar este princípio, somos guiados pelo Espírito Santo, Ele nos guiará na hora da dificuldade, no agir e colocará palavras na nossa boca.


Adão e Eva tinham tudo do melhor no paraíso, mas não tiveram autogoverno sobre suas atitudes e isto os levou a quebrar as regras que Deus havia lhes dado, então sofreram uma consequência sobre o pecado cometido.


A criança, o adolescente e o adulto têm que ter a consciência de que suas atitudes têm uma consequência. E colocando em prática o autogoverno, não nos afastaremos de Deus, ao contrário.


Ao expor este princípio ao aluno, ele aprende que tudo o que decidir falar e fazer tem um retorno, e se for controlado nestas atitudes, esse retorno será bom.


Todas as pessoas que aplicarem este princípio não terão problemas de cumprir regras e de ser submisso a liderança, o aluno em sala de aula, a criança ou adolescente em casa, o adulto no seu trabalho, etc.


O professor deve, além de ensinar a parte didática, ensinar a aplicar os princípios para a vida. Trazer valores, através da Palavra de Deus, que transformarão o futuro do aluno, também ensinar que Jesus é o caminho e precisamos d'Ele para vencer as coisas que o “mundo” nos oferece.


Autogoverno é a capacidade de agir e não de reagir. Provérbios 16:32 “Melhor é o longânimo do que o herói de guerra, e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade”.



Professora Rosaine Rocha

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page