top of page
  • Foto do escritorAline Seidl

O Princípio de CARÁTER

O significado da palavra caráter se resume em: “um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo”. Ou seja, são as nossas atitudes e a maneira como agimos e reagimos às situações do nosso dia a dia.

Como escola cristã, procuramos ensinar as nossas crianças sobre o caráter de Jesus e a sermos seus imitadores, pois na bíblia diz: “Sede meus imitadores assim como eu sou de Cristo”. - 1 Coríntios 11:1.


Paulo, como discípulo de Cristo, tinha a missão de ensinar as pessoas a seguirem os passos de Jesus, e assim nós, como professores, procuramos instruir os alunos a conhecerem e guardarem os seus ensinamentos.


O caráter de uma criança está sendo formado conforme o meio em que ela vive e os ensinamentos que ela recebe. As crianças são muito observadoras e irão reproduzir tudo o que escutam e veem, por isso, nós devemos dar exemplo com as nossas atitudes, principalmente como pais, pois os valores da família são fundamentais para a formação de um indivíduo.


Todos os outros seis princípios estão ligados ao princípio de caráter, pois com o autogoverno a criança aprende a ter controle sobre as suas atitudes; com o princípio de mordomia, ela aprende a ser um bom mordomo de seus pertences e dos outros; com a união aprende que trabalhar juntos é melhor; na individualidade aprende a respeitar as diferenças; semear e colher aprende que todas as suas ações terão consequências, boas ou ruins; e com o princípio de soberania aprende que Deus é soberano e está no controle de tudo!


Então, esse conjunto de princípios bíblicos irá formar o caráter da criança, mas a escola não consegue fazer esse trabalho sozinha, e sim com o apoio e ajuda da família, sempre enfatizando os princípios e valores dentro do seu lar e na convivência uns com os outros.


Portanto, não podemos esperar que a criança seja perfeita e não irá mais errar, pois o trabalho é diário, devemos ensinar esses valores para que fiquem gravados no seu coração, e assim ela irá agir naturalmente.


Sendo assim, é a nossa missão como pais e professores ensinar os mandamentos de Jesus todos os dias, pois a bíblia diz: “Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti.” Salmos 119:11.


Por fim, deixo aqui uma reflexão: Quais valores e princípios você tem ensinado para o seu filho?



Professora Aline Seidl

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page