top of page
  • Foto do escritorGrasiela Müller

O Princípio de SEMEAR E COLHER

Primeiramente, antes de explicarmos especificamente o princípio bíblico semear e colher, é preciso entender o significado da palavra “princípio”. Semanticamente, é definido como “origem, causa primeira, aquilo do que algo procede”.


No contexto de ensino e educação, refere-se a um padrão de pensamento, um referencial básico. Num sentido figurado, um princípio também pode ser comparado a uma semente, um princípio ou ideia relacionada a um padrão de pensamento, fazem o mesmo no pensamento do que a semente no solo.


Quando mencionamos o princípio bíblico em questão, semear e colher, logo pensamos na semente.


O agricultor sabe que a sua colheita depende da semeadura. Isto quer dizer que a qualidade dos vegetais que colher dependerá da qualidade da semente que plantar, da terra que preparar, do respeito ao tempo de amadurecimento, da administração correta da luz e da água, entre outras questões. Além disso, é preciso ter paciência para entender que os resultados vêm na hora certa. Os frutos precisam do tempo da natureza para que amadureçam. Em nossas vidas, não é diferente.


A semente é algo tão pequeno, mas de um valor enorme. Por isso, devemos escolher com sabedoria a semente que vamos plantar. Nossas palavras e atitudes são sementes que um dia germinarão; sejam boas ou não. A Bíblia nos diz: “Pois o que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6:7b.

Neste princípio, entendemos que toda ação gera uma reação, tudo que plantamos colheremos na mesma proporção. No nosso dia a dia podemos ver isso: se estudamos temos bons resultados, se tratamos os outros com amor, somos amados. Por isso precisamos ter muito zelo e prestar bastante atenção em tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de nossos atos e palavras.


É importante ressaltar que, aquilo que queremos para nós, façamos primeiro aos outros. Quer ser amado? Ame primeiro. Quer ser respeitado? Respeite. A semeadura vem sempre antes da colheita.


Ensinar às crianças sobre este princípio, faz com que elas pensem antes de falar ou agir. Pois as sementes podemos escolher, a colheita não.


Quando a criança entende este princípio, ela compreende que precisa ser cuidadosa em suas escolhas, para colher bons e significativos frutos em sua vida.



Professora Grasiela Müller

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page