top of page
  • Foto do escritorVilma Guedes

O Princípio de SOBERANIA

Quando falamos da soberania de Deus estamos nos referindo a singularidade de Deus entre todos os seres do universo. Ele está sozinho em sua categoria, em outras palavras, só Ele é Deus.


A sua Soberania nos mostra a sua presciência. Sabe o fim de todas as coisas mesmo antes delas existirem.


Deus é o único que tem a autoridade, a liberdade, a sabedoria e o poder legítimos para governar do grão de areia a todas as galáxias do universo. Desde as forças da natureza até os movimentos das nações, e desde os planos públicos dos políticos até os planos secretos de pessoas solitárias.


Ele nunca pecou, não peca e nunca pecará. Nem nunca condenou ou condenará uma pessoa injustamente. Nunca mentiu. Nunca falhou. Nunca mudou.

O que estou dizendo com tudo isso? Estou dizendo que você pode confiar inteiramente no governo de Deus estabelecido em Sua Palavra.


Diante disto não podemos endurecer a nossa cerviz e resistir a Sua vontade soberana. Afinal, quem lutou contra Deus e prevaleceu? Vemos em Sua soberania a única esperança de respostas às nossas orações. Davi disse: ”Elevo os olhos para os montes: de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” - Salmos 121:1-2. Esse socorro que Davi estava precisando era de soluções para diversas áreas. O que o texto está nos mostrando é que: só na soberania de Deus o ser humano encontra respostas.


Provérbios 16.33: “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação”.

“Os dados são lançados sobre a mesa e todo o jogo é decidido por Deus”.

Não há eventos pequenos demais que Deus não governe para os seus propósitos. “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil?”, disse Jesus, “e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” - Mateus 10:29-30.


Deus governa sobre a vontade dos seres humanos mesmo que muitas vezes eles não decidam corretamente. Ele não perde a sua soberania se fizermos decisões erradas. Mas, é importante que eu e você tomemos decisões corretas, segundo a Sua vontade, como uma forma de investimento da alma para a eternidade com Ele.


Teríamos muito mais o que dizer a respeito deste princípio, mas creio que o que mencionamos acima te trará redirecionamento divino para concluíres que não pode haver ser humano sem o governo de Deus que é a Sua soberania.


Creia e verás a glória de Deus.



Professora Vilma Guedes

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page