top of page
  • Foto do escritorRovana Schirmer

O que Deus espera encontrar em uma escola por Princípios Bíblicos?

Atualizado: 14 de abr. de 2023

A educação cristã nos dias atuais têm gerado novas vertentes e abordagens de ensino, entre elas, a Educação por Princípios Bíblicos. A partir deste pressuposto, o seguinte texto tem como objetivo ampliar a compreensão da Educação Cristã por Princípios.


Os sete princípios que caracterizam a Educação por Princípios Bíblicos, trazem grandes contribuições para a vida do aluno, principalmente por resgatar valores de convivência social. Os princípios de Autogoverno, Soberania, Mordomia, Caráter, Semear e Colher, Individualidade e União, integram a nossa proposta pedagógica e são aplicados no ensino acadêmico do aluno. Além disso, tem como objetivo educar o sujeito como um ser integral, que necessita desenvolver não somente o intelecto, mas também o físico, o moral e o espiritual.


Ensinar é um processo redentor. E nós, educadores cristãos, temos como propósito mostrar quem é Deus e como podemos conhecê-lo e nos relacionarmos com Ele. Para nós, como educadores, os atributos de Cristo devem ser vistos em nossas vidas, através de nossas atitudes.


Como principal atributo, está o amor, aquele amor genuíno, puro e que se constrói no coração de cada aluno todos os dias a partir das relações que estabelecemos uns com os outros. Deus quer encontrar em nós, como escola cristã, o amor Dele pois não é só um sentimento, mas é uma atitude.


Somos pessoas envolvidas no ensinar, e temos como missão transmitir a mensagem do amor de Deus a todos que chegam até nós. Temos como compromisso ser uma extensão da educação cristã entre a casa e a escola, pois sabemos que a escola é a extensão da família.


Deus procura professores capacitados e cheios do temor a Ele, para ensinar sobre a maior demonstração de amor já feita pelo ser humano. E que, através do nosso exemplo vivendo esse amor de Cristo, outras vidas sejam alcançadas. Sendo assim, é dever do professor cristão promover uma integração entre o ensino do currículo e os princípios bíblicos.


A escola visa passar para a sociedade os valores, falando e aplicando os princípios em todas as áreas da vida, incluindo eles desde as mais simples atitudes do dia a dia, como nas grandes decisões da vida. A educação por princípios serve de alimento espiritual também para a vida da criança e do adolescente, ela nutre de dentro para fora, pois não importa apenas o que se ensina, mas como se ensina e para que se ensina.


Muito mais que um bom profissional, o professor deve buscar ser como Cristo, o modelo de mestre e professor do educador cristão. Sabemos que Jesus valorizava e respeitava cada pessoa, dava atenção e dedicava tempo a elas, ele era acessível a todos.


Portanto, nosso papel é inspirar nossos alunos, fortalecendo-os e encorajando-os, desenvolvendo o amor pela aprendizagem, através de um ambiente harmonioso e respeitoso em sala de aula.


Temos como principal papel diante de Deus e da sociedade, formar cidadãos posicionados que sejam pessoas honradas e com um coração voltado para o bem. Sabemos e temos convicção que vai muito além de um trabalho, é um chamado, um propósito de vida colocado em nossas mãos, e que temos o dever de realizarmos da melhor forma possível, colocando o amor de Deus em todas as nossas ações.

“Educa a criança no caminho em que ela deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” - Provérbios 22:6.




Professora Rovana Schirmer

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page